
Modelo de gestão da informação nos processos criativos do design: Um estudo fenomenológico do projeto editorial Diablo III: Livro de Caim
2022; Linguagem: Português
10.5151/ped2022-9134468
ISSN2318-6968
AutoresE. Petra PINHEIRO, Célia MATSUNAGA,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEm função de gerar subsídios para uma aproximação entre a fenomenologia e os processos criativos do design de livros, esse estudo investiga as escolhas gráficas do projeto Diablo III: Livro de Caim e propõe possíveis caminhos criativos que podem ser feitos no projeto. Como resultado foram geradas cinco diretrizes com base na fenomenologia husserliana direcionadas à composição visual do livro. A partir do mapeamento de dados do objeto que será projetado, o designer experimenta a descoberta da identidade visual do livro; experimenta também a descoberta do fluxo de informações mentais trazidas à sua consciência, tais como de cruzamento destas informações que permitem ao designer não apenas conhecer projeto na sua essência pura como antecipar mentalmente o produto gráfico.
Referência(s)