Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experiência de ensino aprendizagem BIM

2022; Volume: 4; Linguagem: Português

10.46421/enebim.v4i00.1910

ISSN

2763-6771

Autores

Beatriz Natália Guedes Alcoforado Aguiar,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este texto trata da experiência didática relativa ao ensino de BIM (Building Information Modeling) em uma oficina do software Revit® no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade privada de ensino superior em Teresina-PI. O ensino do BIM na instituição ainda é incipiente não tendo nenhuma matéria na estrutura curricular voltada para esse assunto diretamente. Desse modo, o incentivo do mesmo se dá através de oficinas práticas como atividade de extensão no laboratório de informática com o objetivo de fazer com que os alunos obtenham esse primeiro contato com a metodologia BIM e assim poder fazer uma introdução das capacidades BIM de tecnologia e processos em estágio de modelagem, mesmo que em um grau mais inicial da temática. No curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo dessa instituição, a disciplina “Arquitetura digital I” é ministrada logo no segundo período, entretanto o ensino ainda é relativo ao modelo de aprendizagem 2D e sem narrativas voltadas à experiência BIM. Sabendo da importância da nova metodologia, o corpo docente da faculdade já entrou com os devidos trâmites administrativos para atualizar a matéria às novas exigências de mercado. Além disso, compreendendo a lisura do processo e da necessidade de atualização imediata dos discentes, a coordenação do curso decidiu criar uma oficina prática para que os alunos possam ser introduzidos na temática BIM com foco em planejamento e projeto. Assim sendo, foi divulgada a abertura de vagas para a oficina, pois mesmo sendo gratuito é importante programar a quantidade de alunos que participariam devido a quantidade de computadores disponíveis no laboratório de informática, e em menos de uma semana as vagas já haviam sido preenchidas em sua totalidade demonstrando assim o grande interesse dos alunos por esse novo conhecimento. No dia 31 de março de 2022 foi realizada a oficina prática de 4 horas/aula com a presença de 15 alunos presencialmente no laboratório de informática da faculdade. Em primeiro momento foi apresentado uma introdução de modo teórico com auxílio de recursos audiovisuais sobre o conceito do BIM, a importância dos dados e da informação e a interoperabilidade trazida pelas ferramentas BIM que ajudam a minimizar os erros humanos diante do projeto. É explicado ainda nesse primeiro momento sobre as legislações que apoiam e organizam a disseminação do BIM pelo país e em quais aspectos já é obrigatório seu uso. Além disso, é informado também que o BIM é uma metodologia mais completa e que envolve vários aspectos dentro de um escritório promovendo melhorias nos processos, nas tecnologias e na política da empresa, e que existem vários softwares de projeto que são BIM, tanto para arquitetura, engenharia, urbanismo e muitos outros, explicando assim que o Revit® é um desses softwares mas que também existem vários outros e que todos eles podem se conversar pela tecnologia do IFC de compartilhamento aberto de dados. Com isso, inicia-se o segundo momento com a apresentação da interface do software Revit®, juntamente ao acompanhamento dos alunos nos computadores do laboratório de informática, com o exercício de modelagem arquitetônica para colocar em prática exemplos de o que pode ser feito com cada ferramenta inicial e as várias facilidades que a tecnologia traz para ajudar o projetista e sua criatividade. Nesse exercício é projetado um chalé fictício para o litoral do nordeste brasileiro com uma pequena cozinha, quarto, banheiro e com o uso da parte da cobertura para criar um rooftop com um pergolado. Desse modo, habilidades como criação de paredes, pisos, escada, inserção de portas, janelas e blocos fazem com que os alunos tenham compreensão inicial da agilidade que o software tem se for utilizado os itens já existentes dentro do template. É importante lembrar que durante a oficina não haveria tempo hábil para modificação de material, explicar criação de terreno ou procurar por novos blocos. A oficina foi concentrada na demonstração de algumas ferramentas básicas da plataforma para que os alunos possam vir a ter interesse em fazer o curso completo desse software ou de outro que seja BIM também. Para que ficasse ainda mais visível a aplicação da metodologia BIM, criamos a prancha A2 para colocar as plantas de piso criadas, as imagens 3D do projeto e principalmente os quadros de esquadrias com as portas e janelas e com o quadro das áreas internas do chalé. Ao final, 93% dos alunos alcançaram êxito na atividade finalizando com uma prancha A2 com representações 2D e 3D, além de tabelas e imagens em perspectiva do projeto inicial criado na oficina. Entendendo que o envolvimento da comunidade acadêmica no processo de disseminação e implementação do BIM é imprescindível (ALVES, VIEIRA e NERI, 2021), buscou-se perceber o grau de conhecimento dos alunos referente à temática do BIM e do Revit, bem como o nível de aceitação e interesse dos mesmos perante uma nova metodologia de projetos. Assim, considera-se que os resultados alcançados foram promissores pois houve o engajamento e entusiasmo do corpo discente presente em aprender mais sobre o BIM e as possibilidades que podem ser alcançadas com seu uso.

Referência(s)