Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diagnóstico da permeabilidade BIM no curso de Engenharia Civil do IFPE, campus Recife

2022; Volume: 4; Linguagem: Português

10.46421/enebim.v4i00.1922

ISSN

2763-6771

Autores

Januário Leal de Moraes Vieira, Keylla Costa do Carmo Alves, Emmanoel Roberto da Silva Neri,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma inciativa formal e institucionalizada para implantação do BIM no curso de bacharelado de Engenharia Civil do campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no âmbito do ensino através de um projeto de pesquisa. Esse projeto iniciou-se em outubro de 2020 e tem como objetivo a realização do diagnóstico da situação atual da matriz curricular da graduação em Engenharia Civil para planejar estratégias e ações para a implantação do BIM em todos os componentes curriculares do curso. E no ano de 2021, após a participação no ENEBIM 2021, a equipe do projeto convidada para integrar a Rede Células BIM, e a coordenadora Keylla Costa, foi nomeada como representante no IFPE nessa rede. O bacharelado de Engenharia Civil do IFPE iniciou suas atividades no ano de 2015, com uma previsão duração mínima de 5 anos e com componentes curriculares distribuídos em 10 períodos letivos, totalizando 3.645 horas divididas em: 1.296 horas no núcleo básico, 985,5 no núcleo profissionalizante, 1.093,5 horas no núcleo de formação profissional específica, 90 horas de atividades complementares e 180 horas de estágio profissional obrigatório; e 189 horas destinadas para componentes optativos. Ademais, até o início desse projeto de pesquisa, as iniciativas de capacitação docente, difusão dos conceitos e/ou prática docente em sala de aula com o BIM eram individuais e não institucionalizadas, dependendo exclusivamente da abordagem do professor responsável pela disciplina.Para realizar o diagnóstico, a equipe do projeto realizou a revisão da literatura, com objetivo de levantar instrumentos para identificar as competências e em seguida definir o método para verificação das competências. Com a entrada na Rede Células BIM, o projeto de pesquisa teve o seu escopo adaptado para se adequar aos objetivos das Células BIM. Após esta mudança, conforme definido na rede, utilizou-se o modelo de Böes; Barros Neto e Lima (2021) para avaliar a maturidade BIM e em seguida foi realizado o diagnóstico da matriz curricular usando o método de Checcucci (2014). Inicialmente, duas ações foram realizadas em paralelo: (1) a avaliação da maturidade curricular BIM e (2) a composição de um grupo multidisciplinar de docentes para avaliar das ementas das disciplinas para realizar o diagnóstico da matriz, conforme recomendado por Checcucci (2014). A avaliação da maturidade curricular BIM foi executada, em dois momentos pela equipe do projeto, utilizando-se a planilha eletrônica disponibilizada pela coordenação das Células BIM para identificar a maturidade BIM do curso superior em Engenharia Civil do IFPE-Recife e devido a atualizações o instrumento foi aplicado em dezembro/2021 e em março/2022. Já para compor o grupo multidisciplinar, foi realizada uma breve apresentação sobre o BIM e sobre o projeto de pesquisa que está em andamento numa reunião do Núcleo Docente Estruturante do curso. Em seguida, os professores mais interessados foram convidados para o estudo, sendo possível compor um grupo com 7 integrantes, sendo 1 da área de arquitetura; 1 da área de materiais; 1 da área de mecânica;1 da área de estruturas; 1 da área de resistência dos materiais; 1 da área de mecânica dos solos e 1 colaborador externo, ex-aluno do IFPE, engenheiro civil e especialista em BIM. Os próximos passos foram: (1) solicitar que os docentes realizassem uma formação em BIM, utilizando os cursos da Escola Nacional de Administração Pública e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, (2) a apresentação da planilha eletrônica para o diagnóstico da matriz curricular e simular o diagnóstico de uma disciplina como exemplo, (3) distribuir as disciplinas entre os integrantes do grupo e (4) acompanhar o avanço da realização das análises das ementas dos componentes curricular numa outra planilha eletrônica. A princípio, observou-se dificuldade de 5 docentes no preenchimento das cores da Análise da Matriz Curricular de Cursos de Graduação para verificação da interface com o BIM. Para vencer este obstáculo, o colaborador externo, e membro do projeto de pesquisa, desenvolveu um formulário do Google automatizado, capaz de gerar os resultados visuais (coloração), em um único lugar, gerando a matriz do curso, com todas os componentes curriculares. As categorias (de A a H) propostas por Checcucci (2014) foram distribuídas em questões para serem respondidas por SIM, TALVEZ ou NÃO. A interface do componente curricular com BIM foi avaliada em 8 categorias diferentes (categorias A até H) e indicada no sistema de representação. A utilização do formulário possibilitou a realização da análise das ementas de forma mais rápida e eficaz, uma vez que cada docente não precisava aplicar cores nas células de cada categoria. Desta forma, através da colaboração, as respostas de todo o grupo foram concentradas numa única planilha com o preenchimento de cores na matriz curricular para cada componente. O formulário também gerou gráficos de forma automática que facilitaram as análises do diagnóstico da matriz curricular e a elaboração do relatório para a Rede Células BIM.A análise da maturidade BIM do curso identificou um índice de 36,88% considerada como inicial, destacando-se os níveis com maior relevância: o ensino de BIM e iniciação científica, no âmbito das políticas, as disciplinas BIM e as publicações, no âmbito dos processos e acordos institucionais com desenvolvedores de softwares, no âmbito das tecnologias. O diagnóstico da matriz curricular identificou na análise inicial de aderência 34 disciplinas sem interface; 20 com possível interface e 29 com interface clara com o BIM, e que os componentes com maior interface estão no núcleo de formação específica, das quais 20 disciplinas foram consideradas com interface clara, destacando que 33,33% das optativas e 35% das do núcleo profissional. Todo o processo de análise, foi enriquecedor e contribuiu para maior conhecimento do curso por parte dos docentes, elucidou a necessidade de incentivos e investimentos em modernização, de apoio da coordenação do curso e do aumento da participação do professores do ponto de vista institucional para viabilizar efetivamente a implantação do BIM. Operacionalmente, o uso do formulário possibilitou geração da análise da matriz curricular completa e a simplificação dela, com a retirada das disciplinas que não possuem interface com o BIM. Destacamos que este formulário está sendo ajustado para posterior disponibilização para a Rede de Células BIM.

Referência(s)