
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Linguagem: Português
10.31501/comunicologia.v14i2.13047
ISSN1981-2132
AutoresJúlia Barcelos Flores, Graziela Frainer Knoll,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.
Referência(s)