
O uso de modelos tridimensionais em ação de extensão para apresentação da engenharia civil: um relato de experiência
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i2.40298
ISSN2525-3409
AutoresJoão Paulo Marçal de Souza, Kyvya Dayse Alves de Medeiros, Jucélio Torres Alves, Samuel Olinto Ferreira, Ingrid Araújo da Nóbrega, LARYSSA DIONARA DE FARIAS FERREIRA, Paulo Antonio Maia dos Santos, Robertano Florencio da Silva Segundo, Henrique Melo Alves dos Santos, Maíra Rodrigues Villamagna,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoAs engenharias possuem uma atuação teórico-prática relevante para com o contexto social. Entretanto, no que tange a formação de novos profissionais, percebe-se a insuficiência e os altos índices de evasão nos cursos de engenharia no âmbito brasileiro, em especial da Engenharia Civil. Tendo em vista estes fatores, diversos estudos e projetos surgem no sentido de oportunizar ações que minimizem as consequências geradas pela problemática. Como é o caso deste trabalho, fruto de um projeto de extensão intitulado “DespertEng: Despertar para a Engenharia Civil”. Este estudo aborda um relato de experiência da ação extensionista do projeto DespertEng, o qual objetiva apresentar subsídios didáticos para ações de combate ao processo de evasão da engenharia civil do IFPB – Campus Patos. As ações ocorreram em quatro instituições públicas parceiras do projeto, sendo elas: ECIT Francisco De Sa Cavalcante (Paulista – PB); ECIT Sebastião Guedes da Silva (Teixeira – PB); ECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Patos – PB); Maria de Lourdes Meira (São José do Bonfim – PB). Os resultados das ações da extensão apontaram que estratégias para fortalecer o processo de permanência dos cursos de engenharia e eventuais incentivos discentes estariam focados em ações didáticas e de interligação direta do alunado com o curso.
Referência(s)