
ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN)
2023; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2023.v8.n1.e23007.id1546
ISSN2526-2149
AutoresGustavo Gomes Pereira, Flávia Maiara Lima Fagundes, Maria da Paz Cavalcante,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado em Arte/Música, nos anos finais do Ensino Fundamental, para o licenciando em Música. Com abordagem metodológica qualitativa, apresenta-se uma discussão sobre a prática docente desenvolvida no estágio à luz de diretrizes para o ensino de Arte/Música (BRASIL, 2008, 2016, 2017) e de autores que discorrem sobre o ensino de música na Educação Básica, a exemplo de Penna (2002, 2006, 2008), Loureiro (2004) e Machado (2003). A partir da prática desenvolvida e da teoria que embasou este trabalho, constata-se que é possível desenvolver o conteúdo de música de forma lúdica nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar maior compreensão da relação entre teoria e prática. Percebeu-se que a participação dos estudantes se tornou mais efetiva mediante as atividades de música e movimento, expressão corporal, exploração das possibilidades sonoro-musicais e sensibilidade auditiva.
Referência(s)