Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN)

2023; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2023.v8.n1.e23007.id1546

ISSN

2526-2149

Autores

Gustavo Gomes Pereira, Flávia Maiara Lima Fagundes, Maria da Paz Cavalcante,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do Estágio Supervisionado em Arte/Música, nos anos finais do Ensino Fundamental, para o licenciando em Música. Com abordagem metodológica qualitativa, apresenta-se uma discussão sobre a prática docente desenvolvida no estágio à luz de diretrizes para o ensino de Arte/Música (BRASIL, 2008, 2016, 2017) e de autores que discorrem sobre o ensino de música na Educação Básica, a exemplo de Penna (2002, 2006, 2008), Loureiro (2004) e Machado (2003). A partir da prática desenvolvida e da teoria que embasou este trabalho, constata-se que é possível desenvolver o conteúdo de música de forma lúdica nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar maior compreensão da relação entre teoria e prática. Percebeu-se que a participação dos estudantes se tornou mais efetiva mediante as atividades de música e movimento, expressão corporal, exploração das possibilidades sonoro-musicais e sensibilidade auditiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX