
Impacto no desempenho acadêmico de calouros do curso de enfermagem: relação dos níveis de estresse, cortisol e alfa-amilase salivar no ensino da anatomia humana
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i2.40280
ISSN2525-3409
AutoresJúlio César do Carmo Ferreira, Odival Seabra, Aline Araújo Martins Ferreira, Lucas Pereira da Silva, Ana Paula Espíndula, Fabrízio Antônio Gomide Cardoso, Seiji Nakamura, Luciano Gonçalves, Leonardo Augusto Lombardi, Daniel Ventura Dias, Renata Pereira Alves, Sanívia Aparecida de Lima Pereira, Rodrigo César Rosa,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO objetivo do estudo foi avaliar os níveis de Cortisol e Alfa-amilase salivar, relacionando-os com o nível de estresse e desempenho acadêmico de calouros do curso de Enfermagem, durante a primeira avaliação prática da disciplina de Anatomia Humana. Os procedimentos de coleta de saliva foram realizados antes e após a aplicação da avaliação prática de Anatomia Humana. As concentrações de Cortisol e Alfa-amilase salivar foram avaliadas pelo método ELISA. Foi utilizada a versão reduzida do questionário de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem. Resultados: Foi observado que a concentração média de cortisol salivar foi de 0,421 ± 0,076 µg/dL e final de 0,572 ± 0,096 µg/dL, caracterizando aumento significativo de 35,8% (p<0,0001). Semelhantes resultados foram observados para as concentrações de alfa-amilase salivar (Inicial: 100,70 ± 7,37 U/mL e Final: 135,64 ± 10,85 U/mL), com aumento significativo de 34,7% da concentração (p<0,0001). O índice de avaliação, possibilitou identificar três fatores explicativos (comportamentais, estressores e organizacionais) Assim, foi detectado em 67% da amostra, nível leve de estresse para o fator explicativo comportamental). Para o fator explicativo estressor foi observado nível moderado em 53% da amostra. Ainda, foi observado nível elevado de estresse quanto ao fator explicativo organizacional em 80% . Foi observado pico médio de cortisol de 36,5 ± 9,6% (Final - Inicial %) e percentual de desempenho acadêmico de 75,9 ± 16,4%, que demostra influencia negativa do percentual dos níveis de estresse no desempenho dos participantes. Conclusão: A ansiedade perante exames de avaliação gera resultados negativos no desempenho dos acadêmicos.
Referência(s)