
Por trás da tela: a experiência de ensino de estudantes da saúde no contexto da Covid-19
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6193
ISSN2674-905X
AutoresEucenir Fredini Rocha, Ana Cláudia Camargo Gonçalves Germani, Grupo de Educadores da Atenção Primária à Saúde Da Faculdade de Medicina da Universidade de São …, Ana Carolina Basso Schmitt,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA pandemia COVID-19, como tragédia coletiva, trouxe também desafios nas atividades de ensino na saúde. Este ensaio foi elaborado por um grupo de educadores dedicados à formação dos estudantes das graduações em medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional para Atenção Primária à Saúde, à luz de Walter Benjamin. No ensino remoto, a sensação de que o tempo passa rápido e de que um espaço específico se faz desnecessário, provoca uma falsa aproximação dos sujeitos e um afastamento da consciência histórica. Parece que houve um encolhimento do mundo, tudo está próximo, porém, nada está presente. A experiência está empobrecida. A narrativa é um convite a reflexões sobre educação em saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde e o que pode estar por trás da tela tem muitas possibilidades, mas com certeza é necessário resgatar a humanização das relações.
Referência(s)