
Orientador Educacional
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6168
ISSN2674-905X
AutoresLúcia Barros de Souza, Silvana Corbellini,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos.
Referência(s)