CONSTRUÇÃO DE MAQUETES DOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL ATRAVÉS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
2023; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v4i2.2650
ISSN2675-6218
AutoresUeudison Alves Guimarães, Silvania Maria Roque, José Olímpio dos Santos, Maria Betânia De Oliveira Marques, Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA aprendizagem baseada em projetos para o ensino e aprendizado de determinado objeto de estudo, faz-se necessária a utilização de metodologias digitais aliadas a práticas pedagógicas que favorecerão a assimilação e construção do saber. Este artigo tem como objetivo definir metodologia colaborativa, o instrumento da Taxonomia de Bloom e relatar sobre o projeto de criação de enquetes de estádios de futebol através da aprendizagem de geometria plana e espacial com alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Getúlio Vargas, situada na cidade de Cocalinho, estado do Mato Grosso. Ressaltando o importante momento da Copa do Mundo de Futebol, paixão nacional, no Catar, o que proporciona uma confluência entre a realidade e a prática educacional. Posto isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de autores que abordaram o objeto de estudo para definição dos conceitos apresentados, além de relatar sobre a elaboração do projeto supracitado e a exposição das fotografias dos trabalhos apresentados pelos alunos. Percebe-se que agregar e unir metodologias que despertem a criatividade e o engajamento dos alunos é fundamental para que eles alcancem os objetivos de ensino e as habilidades propostas, o que fará sentido na aquisição do conhecimento, principalmente, quando os alunos põem a mão na massa, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos.
Referência(s)