
UTILIZANDO O JOGO LÚDICO EM FORMATO DE QUEBRA-CABEÇA, COMO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 02 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n2-132
ISSN1981-223X
AutoresClaudiane Serafim De Sousa, Janeisi de Lima Meira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDevido à dificuldade que alguns alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública estadual do município de Pau D’arco – PA, tinham em compreender a organização da tabela periódica, elaborou-se um jogo didático, no qual consistia em um quebra-cabeça da tabela periódica para facilitar a compreensão dos alunos acerca de sua organização. Para o desenvolvimento do jogo lúdico no formato de quebra-cabeça, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da organização da Tabela Periódica. Sabendo da importância das atividades lúdicas no ensino, elaborou-se um jogo lúdico intitulado “quebra-cabeça da tabela periódica”, para contribuir no processo da aprendizagem dos alunos. O brincar faz parte da vida do ser humano e através deste é possível encontrar satisfação e construir conhecimento, pois enquanto brinca, a criança vivencia novas descobertas de imensurável valor. Tem como objetivo utilizar o jogo lúdico no formato de quebra cabeça para auxiliar na aprendizagem da organização da tabela periódica, com os alunos do 1º ano do ensino médio. O jogo quebra cabeça possui 118 peças no total, contendo o símbolo, nome, massa atômica número atômico de cada elemento químico, o mesmo foi confeccionado obedecendo à ordem do grupo e período de cada elemento químico. A tabela periódica no formato de quebra cabeça foi produzida para auxiliar nas aulas de química. Deve-se ressaltar que todos os grupos interagiram entre si compartilhando o que haviam compreendidos sobre a organização da tabela periódica, como por exemplo que os elementos químicos da tabela periódica estão organizados em ordem crescente de número atômico, e que os grupos da tabela periódica, apresentam propriedades químicas e físicas que distinguem uns dos outros.
Referência(s)