Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Artes e festa

2019; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/proa.v9i1.17259

ISSN

2175-6015

Autores

Maria Pimentel Tutui,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

As festas são campos de distintas abordagens para pesquisas em diversas áreas das humanidades. O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância dos registros pictóricos do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) durante sua estada no Brasil nos anos de 1816 a 1831, dando um destaque para o Dia d’entrudo e para a marimba. Nesse caminho, a análise será por meio das aquarelas Dia d’entrudo (Carnaval) (1823); Passeio de domingo à tarde (1826) e Viola d’Angola. Música dos pretos (1820-1830). Deste modo, iniciaremos nossa discussão sobre a festa do entrudo, representada por Debret, na qual o artista revela sob sua ótica a exuberância da festividade e das cores nos trópicos.

Referência(s)