
Implantação da educação inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil: a percepção de docentes e pedagogos
2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v14i2.1683
ISSN2178-9010
AutoresMaria da Glória Pereira Vernick, Letícia Aparecida Alves de Lima, Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Vanessa Pagnoncelli, Juliana Pasieznik Casini, Mário Francisco Saldanha Neto,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo tem o objetivo de analisar a implantação da Educação Inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), por meio da confrontação das políticas públicas nacionais de educação especial e inclusão a partir de 2008, com as normas oficiais estabelecidas pelo Exército Brasileiro sobre o tema e a realidade observada no Colégio Militar de Curitiba. Metodologicamente, foram aplicados questionários e realizada a análise documental das normas oficiais do Exército Brasileiro acerca da educação inclusiva. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de sensibilização e ampliação da capacitação de todos os agentes diretos e indiretos de ensino para a compreensão das ações e estratégias organizacionais, a fim de colocá-las em prática e propocionar a reflexão sobre a concepção de educação inclusiva presente nas políticas a serem implementadas no SCMB, que admitem a inclusão de determinadas deficiências, em detrimento de outras.
Referência(s)