Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Panorama da Graduação em Música no Brasil: Breve análise a partir do Censo da Educação Superior - 2020 do Inep

2023; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33054/abem202331101

ISSN

2358-033X

Autores

Micael Carvalho dos Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os principais dados estatísticos de 2020 a respeito da educação superior em Música no Brasil a partir dos resultados divulgados pelo Censo da Educação Superior, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep em 2022. A pesquisa documental, que conta com coleta de dados via internet, é utilizada como metodologia para o levantamento e a análise das bases de informação. Os principais indicadores dos cursos de graduação em Música no Brasil apresentam o perfil localizado em cinco pontos, revelando que: a) a quantidade de cursos de licenciatura em Música é mais que o dobro do número de cursos de bacharelado em Música, no Brasil; b) os cursos de graduação em Música concentram-se nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; c) os cursos de bacharelado nas IES públicas apresentam-se em uma quantidade superior ao dobro desses cursos nas IES privadas; d) o número de cursos de licenciatura em Música nas IES públicas e privadas são próximos, bem como o número de matrículas; e) o número de concluintes nas IES públicas é maior nos cursos de bacharelado em Música e menor nas licenciaturas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX