Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA, DIANTE DOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

2023; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i2.2760

ISSN

2675-6218

Autores

Victor Hugo Meneses Milagres, Caroline Silva de Araújo Lima, Ramon Aragão Dutra Neto, Maria Gabriela Teles de Moraes, Maria Eduarda de Aragão Peixoto, Marianna de Aragão Peixoto, Melissa Ramos Passos, Márcia Farsura de Oliveira,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

A pandemia ocasionada pelo novo coronavirus reforçou a ideia de que os determinantes sociais da saúde, relacionados às condições ocupacionais, afetam diretamente a saúde mental dos profissionais que atuam no nível primário, secundário e terciário de atenção à saúde. Dessa forma, o presente estudo objetivou revisar na literatura científica quais as metodologias de ensino utilizadas na educação para a morte, durante a graduação médica, diante dos determinantes sociais da saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, foi feita revisão, nas bases de dados científicas SciELO, PubMed e Periódicos Capes, com a utilização dos descritores “Emergências” AND “Saúde Mental”; “Coronavirus” AND “Mental Health”; “Educação em Saúde” AND “Coronavirus”; “Health Education” AND “Coronavirus”; “Coronavirus” AND “Health Education” AND “Mental Health”. O resultado identificado, após a análise de sete artigos, foi: o planejamento pedagógico da atividade de educação em saúde deve ser voltado à superação do fato de que os ritos de despedida possuem relevância, já que observar/velar a pessoa falecida, garante à subjetividade do indivíduo, que percebe a ruptura dos laços de convivência, os condicionantes do estado real que, ainda que machuquem, são imprescindíveis para a ratificação da ausência de interação com aquele cuja vida chegou ao fim.

Referência(s)