
ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL E A (RE)INVENÇÃO DO(S) COTIDIANO(S)
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2022.v27.37845
ISSN2447-5246
AutoresFrancisca Antônia Marcilane Gonçalves Cruz, Marco Antonio Toledo Nascimento,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoEsta pesquisa aborda as práticas musicais coletivas desenvolvidas no IFCE, Campus de Sobral, por meio dos cursos de extensão de Flauta Doce, Clarineta e Saxofone e Canto Coral. O estudo buscou verificar a repercussão do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) nas práticas comuns dos seus participantes através da interlocução com a teoria das práticas cotidianas de Michel de Certeau. A abordagem metodológica enfatizou o paradigma qualitativo e tomou como design o estudo de caso, recorrendo a múltiplas técnicas de coleta de dados. Os resultados revelaram as diferentes formas de consumo, apropriação e utilização do aprendizado musical e das práticas musicais coletivas pelos praticantes dos cursos de extensão. Ademais, apesar da presença de jogos de poder, imposição, reprodução e consumo inerentes ao ambiente educativo, foi possível reconhecermos esse ambiente, também, como um lugar capaz de estimular em seus praticantes um consumo ativo e a utilização de tática e antidisciplina, possibilitando, assim, a (re)invenção do(s) seu(s) cotidiano(s).
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