Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PRODUTO EDUCACIONAL: DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2023; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 93; Issue: I Linguagem: Português

10.16887/93.a1.87

ISSN

2412-2688

Autores

RAÍSSA ALMEIDA GOMES, RAYANNE LOPES DOS SANTOS SILVA, Patrícia Espíndola Mota Venâncio,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência da aplicação de um produto educacional para o ensino de conceitos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Objetivo: Auxiliar professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a tratarem em sala de aula, os principais aspectos sobre desperdício de alimentos. Métodos: O produto foi aplicado com alunos do 4°ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, da Escola Municipal Senador Archer, povoado Rio Grande, Alcântara - MA. Os relatos coletados foram analisados qualitativamente, mediante a observação das falas dos alunos durante a apresentação do vídeo, utilizando-se como técnica a roda de conversa. Resultados: Os alunos puderam discutir com suas palavras o que entenderam sobre o vídeo e refletir os cuidados com os alimentos em casa. Percebeu-se que por meio do vídeo animado, foi possível tratar o conhecimento científico de forma mais dinâmica, criativa e com uma linguagem acessível, uma vez que retratou casos de desperdício que acontecem no dia a dia das pessoas. Conclusão: Ações que envolvem a utilização de vídeos incentivam a autonomia e a capacidade de argumentação dos alunos, e, sobretudo facilitam a abordagem do tema desperdício de alimentos pelo professor em sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX