Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Políticas de formação profissional de nível médio em Enfermagem no Brasil: perspectiva histórico-crítica

2022; Fundación Index; Volume: 18; Linguagem: Português

10.58807/tmptvm20225135

ISSN

1699-6011

Autores

Cristiane Batista Andrade, Tatiana Giovanelli Vedovato, Maria Inês Monteiro,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

As políticas de formação técnica em enfermagem caracterizam-se pelo cunho assistencialista, destinado às camadas populares e a divisão entre trabalho manual e intelectual; além do caráter econômico na contratação de técnicos e auxiliares em detrimento dos profissionais de nível superior. A finalidade do artigo é discutir a história das políticas de formação profissional de nível médio em Enfermagem, no Brasil, em uma abordagem histórico-crítica. Esse ensaio utiliza de fontes bibliográficas de livros e artigos científicos consultados nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo sobre o tema. Com relação aos resultados houve avanços no debate sobre a educação profissional em enfermagem brasileira, com ênfase na garantia da qualidade da formação, que deve ser crítica e proporcionar a reflexão sobre as práticas em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria da qualidade da formação docente. Portanto, de acordo com os aspectos históricos da educação profissional em enfermagem brasileira, que durante muito tempo foi pautada na dimensão assistencialista e curativa, os processos educativos devem se pautar para além da inserção no mercado de trabalho e garantir a educação para os trabalhadores da área de saúde.

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