
Educação e interculturalidade no contexto roraimense
2023; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24979/ambiente.v15i3.1063
ISSN1981-4127
AutoresSilvana Mara Carvalho Moura, Alessandra de Souza Santos, Jairzinho Rabelo,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoA proposta de discussão sobre a relação entre a educação e a interculturalidade se justifica pelo próprio contexto em que o estado de Roraima se encontra, imbricado entre duas fronteiras. O intuito principal é analisar as possibilidades de construção de uma proposta pedagógica para o trabalho educação intercultural nas escolas de Roraima, a partir das perspectivas histórica e cultural. A pesquisa resulta de um levantamento bibliográfico acerca da temática e análise de alguns pontos do DCR e de dados da SEED. Os resultados indicam a falta de uma política de formação continuada para a educação intercultural e a necessidade de uma proposta governamental que contribua para a atuação dos professores em cada uma das escolas do nosso estado. Deste modo, os professores ficam à mercê de sua criatividade para atuar e atender a todos os seus alunos.
Referência(s)