Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO – AS POSSIBILIDADES DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NA DIMENSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA

2023; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p200-225

ISSN

1984-1655

Autores

Maria Cristina da Silva Araújo Zuccoli, Patrícia Unger Raphael Bataglia, Cristiane Paiva Alves,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Vivemos tempos de violência, desrespeito e intolerância na sociedade. A escola pública não está isenta dessa triste realidade sendo permeável aos problemas do território que adentram seu cotidiano. Na escola ocorrem inúmeras situações de incivilidades, conflitos e violências, entre os seus atores. Objetivo: Essa pesquisa objetivou avaliar o clima relacional em uma escola pública estadual de Educação Fundamental e Médio, avaliando a dimensão das relações sociais que compõe o clima escolar, com ênfase nos conflitos e violência. Metodologia: Avaliou-se o clima escolar sob o ponto de vista dos estudantes, na instituição supracitada, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 59 estudantes, das séries do ensino fundamental II e 1º e 3º anos do ensino médio. Como instrumento utilizou-se o questionário de avaliação do clima escolar. Resultados: Após a avaliação, os dados foram organizados para apresentação e discussão junto aos docentes e gestores, identificando as necessidades de mudança. Pudermos detectar nas respostas dos estudantes em situações graves de violência, inclusive, a presença de situações de intimidação entre alunos e o porte de armas e tráfico de drogas na escola. Discussão final: Os resultados foram discutidos com os professores e gestores da escola participante, de modo a oferecer uma reflexão sobre as potencialidades e necessidades de melhorias no ambiente escolar. O intuito foi de buscar caminhos para superação de dificuldades e potencializar capacidades para contribuir assim com o aprimoramento na formação dos adolescentes das escolas públicas estaduais como pessoa humana, promovendo a formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.

Referência(s)