
Imagens simbólicas no romance e no filme Abril despedaçado
2022; Volume: 16; Issue: 41 Linguagem: Português
10.30612/raido.v16i41.15930
ISSN1984-4018
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem o objetivo de analisar algumas imagens simbólicas presentes no romance Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e no filme homônimo, de Walter Salles. Kadaré situou seu enredo nas montanhas do norte da Albânia. O principal conflito refere-se à vendeta entre dois clãs, motivada por questões morais. Por outro lado, na adaptação cinematográfica de Salles, a trama desenvolve-se no sertão baiano. A problemática central relaciona-se a duas famílias, ligadas por uma série de vinganças ocasionadas por disputas de terra e reparações da honra. Diante dessa passagem do texto literário para o meio cinematográfico, a presente pesquisa aborda a teoria da adaptação, tendo como referências bibliográficas Stam (2008; 2009) e Hutcheon (2013). As imagens simbólicas mais frequentes naquelas duas obras são examinadas de acordo com Chevalier (1986).
Referência(s)