Artigo Acesso aberto

A CARTOGRAFIA CONTANDO HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DE BRUMADINHO/MG

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/tamoios.2023.71567

ISSN

1980-4490

Autores

Flávia Gama Nunes Pereira, Daniela Gonçalves Duarte, Pedro Jardim de Carvalho, Ana Clara Brígido Santos, Letícia Lopes Ferreira, Isabela Campos Melo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da equipe SESI Barreiro na segunda etapa da IV Edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia, no ano de 2021, organizada pela Universidade Federal Fluminense, com a temática Ciência e Arte. A proposta da segunda etapa foi o desenvolvimento de tarefas práticas, divididas em Fase 1 e Fase 2, com o objetivo de introduzir a Cartografia Social no meio educacional, no caso da equipe SESI com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio. Nesta perspectiva, a Fase 2 foi escolhida para ser relatada, pois se tratou do desenvolvimento de uma coleção de mapas que mostrasse as mudanças ocorridas em um local através de representações cartográficas. Optou-se pela pesquisa do município de Brumadinho, em Minas Gerais, devido sua grande importância na mineração brasileira e ser onde está localizado o Instituto Inhotim - maior museu a céu aberto do mundo e sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil – bem como a Mina Córrego do Feijão, destaque após o rompimento da barragem da empresa Vale em 2019. A partir desse enfoque, foi feito um trabalho intenso de investigação histórica a respeito do município, na busca por documentos, relatos e projeções cartográficas que pudessem contribuir para o projeto. Assim, foi realizada a coleção de mapas de Brumadinho através das décadas.

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