
Efeitos da competitividade de mercado na relação entre responsabilidade social corporativa e desempenho
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/enfoque.v42i1.57628
ISSN1984-882X
AutoresLarissa Degenhart, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Victor Cepillo, William Nunes Giehl,
Tópico(s)Environmental Sustainability in Business
ResumoEsta pesquisa analisou os efeitos da competitividade de mercado na relação entre responsabilidade social corporativa e desempenho de mercado no período de 2010 a 2018. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 41 empresas brasileiras. Os resultados indicaram que a RSC não está relacionada ao desempenho de mercado. Por outro lado, a RSC apresentou-se positivamente relacionada com o desempenho de mercado nas empresas com alta competitividade. Estes resultados revelam que a alta competitividade de mercado potencializa os investimentos em RSC e aumenta o desempenho. Quando considerados os efeitos da competitividade de mercado na relação analisada, foram confirmados os efeitos positivos dos investimentos sociais e ambientais no desempenho de mercado apenas das empresas com alta competitividade. Tais resultados sugerem que os investimentos em RSC contribuem para com o desempenho das empresas com alta competitividade. Ao apresentar a competitividade de mercado como fator relevante no contexto analisado, esta pesquisa contribui para a literatura que aborda a relação entre RSC e desempenho de mercado. Os achados evidenciam a importância de as empresas alocarem recursos para ações sociais e ambientais, pois tais investimentos tendem a melhorar o valor de mercado futuro, beneficiando as partes interessadas na empresa e o meio ambiente.
Referência(s)