O mito do herói esportivo: reflexões sobre o comercial “Um novo homem todo dia” da Gillette
2022; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5902/2175497743840
ISSN2175-4977
AutoresVinicius Mônaco, Maurício Barth, Gustavo Roese Sanfelice,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApós a eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2018, Neymar Jr. e a marca Gillette publicizaram o comercial “Um novo homem todo dia”, onde o atleta rebate críticas sobre suas atitudes. O jogador admitiu, em alguns pontos da peça publicitária, que exagerou em certos comportamentos, mas, na maior parte do tempo, tentou mostrar suas dores e lutas da vida de atleta. Com base nesse cenário, este trabalho estabeleceu como objetivo analisar como se apresenta, dos pontos de vista denotado e conotado, o referido comercial. Utilizando-se da Retórica da Imagem de Barthes (1964), elencaram-se os keyframes “Lesões”, “Extracampo”, “Menino”, “Copa do Mundo” e “Novo homem”, que buscam, entre outros pontos, humanizar o atleta Neymar Jr., demonstrando que, apesar dos percalços, o jogador aprendeu com seus equívocos e, agora, é um novo homem.
Referência(s)