
Narrativas, imaginários e subjetividades midiáticas no filme Malévola (2014)
2022; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5902/2175497748029
ISSN2175-4977
AutoresGustavo Souza Santos, Anny Costa Chaves, Tatielle Cardoso da Silva, Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Josiane Santos Brant Rocha,
Tópico(s)Digital Storytelling and Education
ResumoA produção Disney Malévola, de 2014, faz uma releitura do conto de fadas Bela Adormecida, já adaptado em animação em 1959. Desta vez, a história põe em xeque o imaginário sobre a linearidade da história entre a princesa Aurora e a bruxa que aterrorizava o reino e seus membros. O filme realoca o enredo trazendo à tona subjetividades mais adensadas dos personagens, o que acabou por produzir representações mais elípticas, sobretudo sobre a moral e a essência da protagonista do filme. Desse modo, propõe-se discutir, a partir do filme Malévola (2014), a construção das subjetividades e das representações femininas na perspectiva do discurso midiático, por meio do cinema, e literário, a partir do conto de fadas. A mídia como a comunicação, imersa no seio cultural, podem ser entendidas como difusas das representações sociais. E, postulando discussões de caráter identitário e representativo da mulher, é pertinente aproximar-se do âmago comunicacional para investigações ulteriores. Intenta-se também uma leitura sobre a construção literária do conto de fadas na produção de sentidos, imaginário, narrativa e representações.
Referência(s)