
O Novo Horizonte: identidade e memória coletiva da raça negra na imprensa
2022; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5902/2175497743187
ISSN2175-4977
AutoresNilsângela Cardoso Lima, Geovane Pereira da Silva,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste trabalho apresenta uma análise do jornal “O Novo Horizonte” e a atuação da imprensa negra para a construção da identidade social e memória coletiva da população negra nos anos 1940. O jornal foi criado em São Paulo, em 6 de maio 1946, sendo idealizado por um grupo de jovens negros e negras que faziam parte da “Associação dos Negros Brasileiros”. “O Novo Horizonte” se identificava como “órgão de propaganda unificadora” tinha por finalidade a luta pelos diretos dos negros. A metodologia é o Estudo de Caso e o referencial teórico pauta-se em Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1992), Hall (2011) e Ortiz (1985), considerando que se pretende entender como os jornalistas de “O Novo Horizonte” atuaram como “profissionais da memória” na medida em que tinham por interesse construir uma identidade e uma memória coletiva para a raça negra através da imprensa.
Referência(s)