
Direito à cidade e mobilidade urbana: a bicicleta na cidade do automóvel
2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v14i2.1711
ISSN2178-9010
AutoresFelipe Violi Monteiro, Letícia dos Santos, Carla Fernanda de Oliveira Paulo,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO presente trabalho tem como objetivo compreender se há uma política pública cicloviária em Maringá e se esta promove o direito à cidade e à mobilidade daqueles que se locomovem de bicicleta pela cidade. Para tanto, fez-se necessário compreender os processos decisórios de atores políticos nas arenas de discussão sobre o tema da mobilidade urbana maringaense bem como de que maneira se implementaram os projetos cicloviários existentes na cidade. A pesquisa, de cunho qualitativo, construiu-se a partir de análise de documentos públicos e noticiários, bem como de uma revisão da literatura da área em conjunto com produções acadêmicas de áreas distintas. Pôde-se concluir que a cidade não possui uma política pública cicloviária, uma vez que seus projetos foram constituídos de maneira esparsa em distintas gestões, atendendo à interesses específicos e para a obtenção de recursos da esfera federal. Conclui-se também que a ausência de uma política de mobilidade urbana e, mais especificamente , cicloviária, inibe o acesso à cidade e à mobilidade por parte dos ciclistas que se locomovem no meio urbano diariamente, uma vez que Maringá se estabelece como a cidade com a maior taxa de acidentes envolvendo vítimas dos dez maiores municípios do Paraná.
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