Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória, caminho, encanto: meu encontro com a Educação do Campo

2022; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.35642/rm.v6i1.720

ISSN

2594-4754

Autores

Valdir Ferreira Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo, tenho por objetivo evidenciar o percurso vivido, através da memória dos saberes construídos na família, roça e educação. Relato as ensinagens da/na família, a caminhada, com o objetivo de mostrar as vivências e o crescer na roça, aprendendo a resistir diante das dificuldades, experimentar as grandiosas celebrações culturais. Essas situações me possibilitaram a fazer escolhas, atuar e formar-me na educação popular e educação do campo, assim, tive acesso a uma formação que dialoga com a minha vida e raiz familiar, considerando a identidade da roça, saberes, respeito às memórias. Apresento o quão prazeroso é se permitir este retorno, esta escrita que é abertura e construção, lembrando os fatos que reverberam e nutrem a minha história e caminhada. Encontro-me com um processo identitário da roça e as suas possibilidades reais de construção e efetivação de educação, sou fruto, e hoje, a partir do olhar sistêmico e inclusivo, busco pelo escrito valorizar esse contexto histórico. Abstract: In this article, I aim to: highlight the path lived, through the memory of knowledge built in the family, countryside and education. I report the teachings of/in the family, the walk, with the objective of showing the experiences and growing up in the countryside, learning to resist in the face of difficulties, experiencing the grandiose cultural celebrations, these situations allowed me to make choices, act and form myself in popular education and rural education, thus, I had access to training that dialogues with my life and family roots, considering the identity of the countryside, knowledge, respect for memories. I present how pleasurable it is to allow this return, this writing that is opening and construction, remembering the facts that reverberate and nourish my history and walk, I find myself with an identity process of the countryside and its real possibilities of construction and effectiveness of education , I am a fruit and today, from a systemic and inclusive perspective, I seek through writing to value this historical context. Keywords: Memory, Family, Knowledge, Field Education.

Referência(s)
Altmetric
PlumX