
O valor da obra literária na formação integral: a questão da (in) disciplina
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 25; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.25.21018.079
ISSN1984-0187
AutoresCíntia Chung Marques Corrêa, Sirlene Marques Pereira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo reflete sobre a importância da literatura como instrumento na formação integral dos sujeitos, além de favorecer a aquisição de conteúdos diversos, com ênfase na questão da (in)disciplina, partindo do encantamento dos professores e dos alunos pela leitura. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico. Utiliza-se a obra O Ateneu (Crônica de saudades) de Raul Pompéia (1863–1895), publicado em 1888, considerado um dos mais renomados romances da literatura brasileira, que nos traz elementos que demonstram o sistema educacional da época. Os desafios vividos ao longo da história da educação são analisados através da contribuição de ideias de autores como Freinet, Durkheim, Hunt e Werneck que corroboram para alcançar o objetivo do artigo. Concluímos que a escola precisa ser estudada a partir da ótica de seu tempo e que o desafio de tornar a educação um valor para o sujeito pode ser o resultado da educação integral.
Referência(s)