
Estudo sobre a possibilidade de integração das secretarias de programas de pós-graduação em instituição federal de ensino superior
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/1983-4535.2023.e91460
ISSN1983-4535
AutoresEnio Snoeijer, Dante Luiz Juliatto,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEsse trabalho teve como objetivo analisar a possibilidade de integração das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPG) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utilizaram-se, como procedimentos metodológicos, o método dedutivo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, objetivo descritivo e estratégia o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 9 dos 17 servidores Técnico-Administrativos em Educação - STAEs, lotados nas secretarias dos PPG do CTC, cujo roteiro foi fundamentado nos 20 processos que constituem o manual de benchmark dos PPGs do CTC, além do preenchimento de quadros conforme a proposição do modelo NASA-TLX. A coleta dos dados bibliográficos foi realizada por meio das bases de dados científicas Google Scholar, Redalyc, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES e os dados documentais nos sites dos programas e setores institucionais. Constatou-se que há sobrecarga de trabalho em alguns processos. No entanto, por meio de uma análise global dos processos, que considerou a capacidade máxima de atuação dos STAEs, constatou-se uma média de 62% da carga de trabalho, o que sugere capacidade moderada. Os resultados evidenciaram elementos favoráveis e desfavoráveis à proposição de integração das secretarias de PPGs. Propõe-se investigação aprofundada sob outros aspectos de viabilidade à integração, quais sejam, operacionais, estruturais e econômicos.
Referência(s)