
UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING EM DOIS SUPERMERCADOS NA CIDADE DE SÃO MIGUEL/RN
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n3-020
ISSN1981-223X
AutoresAdonias Correia De Lima, Francisco Souza Rego Filho, Maria Elizânia Chaves Valentim, Francisca Joselânia da Silva Bento, Yáscara Pryscilla Dantas Costa, Álisson Caio Abrantes de Mesquita, João Clécio de Sousa Holanda, Edivaldo Rabelo de Menezes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoDiante das mudanças influenciadas pela globalização e o crescimento do setor varejista de alimentos, surgiram grandes supermercados. Para sobreviverem diante dos concorrentes, se faz necessário um planejamento de marketing que visa definir ações relacionadas ao produto, com vista a alcançar os objetivos organizacionais. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de estratégias e ferramentas de marketing em dois supermercados na cidade de São Miguel/RN. Buscando, assim, descrever os benefícios e influência do planejamento do marketing nas circunstâncias de concorrência como vantagem competitiva; compreender quais dificuldades enfrentados pelos gestores em desenvolver estratégia e seus resultados; e identificar quais mudanças ocorridas diante de uma pandemia e isolamento social. A pesquisa é um estudo de caso, de objetivo exploratório e abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em meados de 2021. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com os respondentes, sendo as análises dos resultados distribuídas em quadros e realizadas por meio da análise de conteúdo. Em relação aos resultados o planejamento de marketing é visto como importante para os supermercados, logo, auxilia os gestores na análise e desenvolvimento das estratégias, que trazem bons resultados, principalmente a divulgação e comunicação visual por meio de redes sociais.
Referência(s)