Arquivar e analisar as imagens-mensagens dissidentes das redes a partir da cultura do design
2023; Linguagem: Português
10.5151/5spdesign-18
ISSN2318-6968
AutoresDidiana Prata, Giselle BEIGUELMAN,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO campo do design de comunicação se ampliou com as novas formas de produzir, visualizar, mediar, arquivar e apreender as peças gráficas que circulam nas redes sociais, alterando os códigos da cultura visual digital da atualidade. A fim de investigar o objeto gráfico dessa comunicação de massa – as imagens-mensagens – a pesquisa faz um recorte temporal, selecionando as peças veiculadas no Brasil desde as eleições presidenciais de 2018, abrangendo os primeiros anos do governo Bolsonaro e o início da pandemia do coronavírus. Um período de acontecimentos políticos, de uma crise social, econômica e sanitária sem precedentes que provocaram a criação e circulação de milhares de peças com múltiplas linguagens gráficas (BEIGUELMAN, 2021). As imagens-mensagens, termo denominado nesta pesquisa, correspondem a mini cartazes digitais e guardam uma relação análoga com peças de design ativista de outros períodos da história. Quando associadas a uma hashtag temática ativista, formam fragmentos narrativos coletivos – caracterizados pelas apropriações de imagens, ilustrações, uso da linguagem verbal – produzidos pelos próprios usuários com as “ferramentas de design” dos aplicativos dos smartphones. Com o objetivo de discutir esse novo vocabulário estético, os resultados parciais são apresentados em dois experimentos gráficos, os sites “Calendário dissidente: cultura visual e memória gráfica brasileira” e “Pantone Político''. O processo de extração e classificação dos dados exigiu o uso de Inteligências artificiais como ferramentas criativas e curatoriais (PAUL, 2011; MANOVICH, 2018). Buscou-se também um viés mais semântico a partir do diagrama “Domínios da Cultura do Design” (JULIER, 2006), proporcionando uma leitura sistêmica sobre esses artefatos. Subordinado às políticas algorítmicas das plataformas, o material aqui apresentado poderia esmaecer no fluxo das redes, recaindo no esquecimento. Contudo, quando seus fragmentos são extraídos da mídia, por meio da metodologia de visualização de dados usada, oferecem uma amostra significativa da produção gráfica brasileira.
Referência(s)