Achados em entrevistas entre designers e usuários de joias
2023; Linguagem: Português
10.5151/5spdesign-14
ISSN2318-6968
AutoresClaudia DAYÉ, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO estudo em questão vem investigando comunicações pressupostas e estabelecidas entre designers de joias e seus consumidores pelo viés da recepção do produto. O objetivo é permear o simbolismo do artefato e desvendar significados atribuídos na concepção e no uso do produto de forma comparativa, para uma compreensão da representatividade de joias produzidas em território nacional e a relação obtida com seus usuários. Como métodos, foram utilizados a revisão bibliográfica de autores que abordam a semântica do produto como Klaus Krippendorff, Jean Baudrillard e Bernhard E. Bürdek, e o design emocional com destaque para Pieter M. A. Desmet, e também a pesquisa de campo de caráter fenomenológico com aplicação de entrevistas qualitativas semiestruturadas, concebidas remotamente por meio de plataformas de videoconferência. Coletar os dados virtualmente foi uma escolha necessária em função da pandemia de Covid-19. O recurso online, por um lado limitador no sentido de restringir percepções mais sutis e táteis, por outro permitiu o acesso a designers e usuários de diferentes regiões do país, critério adotado para compor uma amostra diversificada e plural. São detectados percepções, significados, emoções, preferências, avaliações e adaptações, identificando condutas e respostas no plano estético-formal, semântico e afetivo, os três enfoques centrais para a análise da pesquisa. No momento atual, realizam-se as últimas entrevistas e o tratamento de dados, onde aspectos relevantes são reconhecidos e selecionados para uma posterior comparação dos resultados, levando à uma análise e reflexão sobre as questões levantadas: características individuais, sociais e culturais, linguagem e percepção de produtores e compradores de diferentes polos joalheiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pará e Amazônia.
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