
A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci
2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5965/2595034701262022085
ISSN2595-0347
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNeste artigo será elaborada a ideia de um "espírito" da Commedia dell’arte, sintetizado na máscara de Arlequim a partir de sua origem no fenômeno histórico e de seu mito diabólico. Para expor a reflexão de forma prática é feito o cruzamento com o conceito de encruzilhada de Leda Maria Martins (1995, 2003) que entende o Brasil como território de amalgamação de culturas. Para dar amparo prático será analisado o personagem/máscara Saci — e a origem do Sacy Pererê — do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) como um possível análogo de Arlequim, e das relações do grotesco que são atinentes tanto ao estilo teatro quanto às referidas máscaras.
Referência(s)