Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias

2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5965/2595034701262022050

ISSN

2595-0347

Autores

Cláudia Müller Sachs,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo se propõe a analisar modos como a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999) trabalha a comicidade. Para tanto, tomamos um exercício de improvisação com máscaras larvárias realizado em sua escola a partir do qual estabelecemos relações com algumas características da comicidade segundo Henri Bergson (1859-1941). Enfatizo aspectos técnicos aprendidos no primeiro ano da escola de Lecoq, quando são desenvolvidos princípios do jogo e da criação teatral a partir do corpo e da improvisação, traçando possíveis conexões dessas práticas com a produção da comicidade.

Referência(s)