Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Possíveis influências de Herder em Lereno: o neologismo de Volkslied (canção popular), o lundum e a modinha enquanto Zeitgeist nas origens da música popular

2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 e 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.193602

ISSN

2447-7117

Autores

Gabriella Zanatta Ceccon, Paulo Eduardo de Barros Veiga, Rubens Russomanno Ricciardi,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe verificar a possível influência poética de Johann Gottfried von Herder (Mohrungen, Prússia Oriental, 1744 – Weimar, Turíngia, 1803) por conta de seu neologismo de “canção popular” (Volkslied) e de sua perspectiva então inédita sobre a valorização dos cantos dos iletrados em suas comunidades, na obra literária que inaugura a música popular brasileira, a Viola de Lereno, de Domingos Caldas Barbosa (Rio de Janeiro, ca.1739 – Lisboa, 1800). Por meio da comparação do corpus da pesquisa, busca-se compreender os liames poético-musical-filosóficos entre o poeta e o filósofo prussiano oriental e o libretista e poeta carioca, a fim de compreender o neologismo de Volkslied, que nasce com Herder, e estabelece-se no espírito da Viola de Lereno, obra diferenciada da produção de Lereno.

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