Artigo Acesso aberto

Um Estudo Sobre o Melhoramento da Rede Rodoviária Secundária da Região Centro de Portugal

2012; Issue: 30 Linguagem: Português

10.59072/rper.vi30.351

ISSN

1645-586X

Autores

Bruno F. Santos, António Pais Antunes,

Tópico(s)

Urban and Freight Transport Logistics

Resumo

Nas últimas três décadas, grandes investimentos foram feitos no melhoramento das redes rodoviárias principais de Portugal e Espanha. Em contraste, durante o mesmo período, pouco foi feito no que diz respeito às estradas secundárias. Neste artigo, apresentamos um estudo que visa determinar a melhor maneira de melhorar a rede de estradas secundárias da Região Centro de Portugal. Esta é uma das regiões do país onde alguns problemas de acessibilidade persistem. O estudo foi feito usando um modelo multiobjetivo de planeamento de redes rodoviárias. Em relação aos modelos de planeamento de redes rodoviárias presentes na literatura, o modelo usado tem uma série de caraterísticas distintivas importantes. Foram considerados objetivos de eficiência (avaliada por quatro medidas diferentes: velocidade média de viagem; custos de viagem ponderados; ganhos no excedente do consumidor; e acessibilidade total ponderada), de equidade (avaliada pelo índice de Gini) e de energia (avaliada pelo consumo de combustível). Apresenta-se uma revisão geral das medidas utilizadas no passado para avaliar a eficiência da rede rodoviária e é feita uma discussão sobre as implicações da adoção das quatro medidas de eficiência. Os resultados para a Região Centro de Portugal indicam que as soluções podem ser significativamente diferentes quando se usa cada uma das medidas de eficiência. Como conclusão deste estudo, é apresentada uma breve reflexão sobre como incorporar as perspetivas, interesses e orçamentos de diferentes países em redes de regiões transfronteiriças.

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