Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estudos em Aquisição da Linguagem e Multimodalidade no Nordeste brasileiro (Studies in Language Acquisition and Multimodality in Northeast Brazil)

2022; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/el.v20i1.12076

ISSN

1982-0534

Autores

Renata Fonseca Lima da Fonte, Paula Michely Soares da Silva, Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante,

Tópico(s)

Assistive Technology in Communication and Mobility

Resumo

Os estudos da linguagem nos processos iniciais de crianças típicas e de atípicas vêm ocorrendo em um crescimento bastante produtivo nos últimos anos. Nosso objetivo é apresentar pesquisas em Aquisição da Linguagem desenvolvidas no Nordeste brasileiro, especificamente nos Estados da Paraíba e de Pernambuco no âmbito da multimodalidade. Para isso, a partir do banco de dados de laboratórios de estudos desses estados nordestinos, discutiremos algumas investigações qualitativas e longitudinais que contemplam diferentes contextos: iniciativas de interação de crianças atípicas, considerando a especificidade da Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista, e relato do gênero receita por crianças de diferentes nacionalidades. A coleta de dados das pesquisas aconteceu em diferentes loci, incluindo clínica, grupo de convivência e ambiente domiciliar. Os resultados mostram como tem sido profícuo o desenvolvimento do campo Aquisição da Linguagem com diferentes corpora analisados a partir da perspectiva linguística multimodal.

Referência(s)
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