A Lealdade da Geração Z ao Metro do Porto Contributo para o Desenvolvimento Regional
2022; Issue: 62 Linguagem: Português
10.59072/rper.vi62.564
ISSN1645-586X
AutoresRita Cardoso, Cláudia Miranda Veloso, Bruno Sousa,
Tópico(s)Corporate Social Responsibility Reporting
ResumoNos últimos anos, as organizações têm demonstrado um interesse crescente no desenvolvimento de práticas de responsabilidade social (RSE). Paralelamente, os territórios procuram promover (junto dos seus cidadãos, visitantes e turistas) serviços que promovam a satisfação e lealdade e, consequentemente, um maior desenvolvimento nas regiões e comunidade. Nesta perspetiva, o presente estudo propõe um novo modelo de investigação para examinar como a RSE influencia a lealdade da Geração Z aos serviços do Metro do Porto, assim como, a sua interação com a qualidade de serviço, a imagem corporativa e a satisfação do cliente. Para responder aos objetivos da investigação recolheu-se uma amostra de 149 clientes da Geração Z e aplicou-se uma análise quantitativa através do modelo de equações estruturais. Os resultados obtidos atestam que a RSE e a qualidade do serviço exercem influência direta na satisfação e na lealdade da Geração Z ao Metro do Porto. Adicionalmente, os resultados sugerem uma relação entre o desenvolvimento regional e estratégias de sustentabilidade empresarial que integrem práticas de responsabilidade social. Enfatizam a relevância que as práticas de responsabilidade social têm para as empresas como veículo da satisfação e lealdade do cliente, sobretudo da Geração Z, a uma empresa. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o desenvolvimento dos territórios e para o marketing (público e de lugares).
Referência(s)