
cenas de reconhecimento no romance Dáfnis e Cloé
2022; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24277/classicaj.35.2022.1012
ISSN2176-6436
AutoresLuiz Carlos André Mangia Silva,
Tópico(s)Organic Chemistry Synthesis Methods
ResumoCenas de reconhecimento estão presentes na épica, no drama (tragédia e comédia) e, como não podia deixar de ser, no romance antigo, que “devorou” o recurso e fez largo uso dele: temos cenas de reconhecimento nos cinco romances idealizados que nos chegaram (os chamados Big Five). Neste artigo, analisamos as duas cenas de reconhecimento em Dáfnis e Cloé, tomando por base os apontamentos da Poética de Aristóteles e demonstrando como os reconhecimentos se articulam a diferentes elementos narrativos. Por isso, focalizamos também os usos da peripécia, do páthos e da hamartía, que na obra trabalham em relação aos reconhecimentos e conferem complexidade à questão das identidades dos protagonistas dentro desta narrativa.
Referência(s)