
Entre os Aspectos Históricos, Educação Escolar e a Práxis Intercultural Indígena dos Kagwahiva Parintintin na Aldeia Traíra em Humaitá-AM
2023; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/tellus.v23i50.875
ISSN2359-1943
AutoresLuciane Rocha Paes, Eulina Maria Leite Nogueira, Waldir Ferreira de Abreu, Rita Floramar Fernandes dos Santos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste texto é um substrato ressignificado da dissertação “Ideologia e currículo na Educação Escolar Indígena: Construção da Educação Intercultural do Povo Parintintin” defendida no ano de 2019- pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades- PPEGCH na Universidade Federal do Amazonas, a pesquisa foi realizada pela referida autora no ano de 2018. Em vista disso, temos por objetivos neste artigo fazer uma discussão sistemática sobre a educação escolar intercultural Parintintin, partindo da realidade da comunidade Traíra, e dos docentes e suas práxis interculturais de insurgência, resistência cultural, especialmente, nos aspectos reafirmação da cultura tradicional nos processos educativos que ocorrem como um todo nessa comunidade indígena. Sob esta contextualização abordaremos a interculturalidade a partir da perspectiva da autora decolonial Walsh (2007, 2009, 2017) que faz uma análise epistemo-política dos processos da interculturalidade na educação. Para a elaboração desta interlocução foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo in lócus, com visitas para o acompanhamento dos processos que foram investigados.
Referência(s)