Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O estudo da Clepsidra via Princípio de Cavalieri: uma experimentação didática em geometria espacial utilizando a versão tridimensional do GeoGebra

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i3.40619

ISSN

2525-3409

Autores

Nelson Machado Barbosa, Gilmar Ferreira Fontes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar uma experimentação didática utilizando a versão tridimensional do GeoGebra, visando o ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, em especial, o estudo da Clepsidra via utilização do Princípio de Cavalieri, numa aplicação prática e dinâmica. A pesquisa teve caráter qualitativa, com realização de uma pesquisa de campo, realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal Fluminense – IFF, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. A experimentação didática baseou-se na metodologia do tipo investigação-ação, e as atividades foram elaboradas com objetivo de desenvolver competências necessárias aos alunos, explorando seu uso numa perspectiva de aperfeiçoamento e superação das dificuldades de aprendizagem encontradas nos estudos das geometrias tridimensionais. Com animações interativas, foi proporcionado o envolvimento entre a tecnologia e a aprendizagem matemática. Assim, pode-se concluir que os conteúdos expostos numa perspectiva dinâmica, facilitou de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem em Geometria Espacial.

Referência(s)
Altmetric
PlumX