Artigo Acesso aberto

O USO DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA EM AULAS DE HISTÓRIA: O CANGAÇO NA MINISSÉRIE LAMPIÃO E MARIA BONITA (1982)

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/clio.v12i2.84327

ISSN

2447-4886

Autores

Bruno José Yashinishi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da minissérie da TV Globo, Lampião e Maria Bonita (1982), como recurso didático em aulas de História que colabore com a compreensão dos alunos a respeito do cangaço brasileiro. Essa produção da teledramaturgia brasileira será adotada como fonte e ferramenta do conhecimento histórico, atendendo os pressupostos teóricos e metodológicos adequados para esse tipo de abordagem. O objetivo é fomentar nos estudantes a capacidade de analisar criticamente as imagens televisuais e conseguir, por meio das representações sociais presentes na minissérie, aprender de forma mais prazerosa e consequente sobre o movimento social do cangaço, presente no sertão nordestino durante a República Velha e sobre os personagens envolvidos em seu contexto histórico, principalmente o casal Lampião e Maria Bonita.

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