Artigo Acesso aberto

FICÇÃO INTERATIVA EM EDUCAÇÃO COM O TWINE®

2023; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n3-033

ISSN

2764-7757

Autores

Antônio Júlio Garcia Freire, Andreza Magda Dantas, Emerson Brasil Gomes,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

O Twine® é um software de código aberto para a criação de histórias interativas e não lineares, sem a necessidade de escrever qualquer código, e que pode ser publicada diretamente em linguagem HTML. A gamificação usa o design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar os alunos em vários ambientes e aspectos. Este artigo tem como objetivo apresentar o Twine® como ferramenta de construção de jogos de Ficção Interativa (FI), discutir os aspectos históricos e conceituais da gamificação, além de apresentar e analisar os resultados de uma pesquisa realizada ao fim do minicurso “Ficção Interativa em educação com o Twine®”.

Referência(s)
Altmetric
PlumX