
A LEITURA SEMIÓTICA DO DESIGN DAS EMBALAGENS DE CAFÉ BRASILEIRAS: ENTRE A REPETIÇÃO E A INOVAÇÃO
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n3-065
ISSN1981-223X
AutoresLuís Alexandre Fernandes Ogasawara, Fernanda Fernandes Galone,
Tópico(s)Diverse academic and cultural studies
ResumoO presente projeto tem por objetivo contextualizar o desenvolvimento do design das embalagens de café brasileiras e avaliar a metodologia utilizada em sua produção, investigando o principal influenciador no processo de inovação para compreender o segmento atual, respondendo a seguinte questão: “uma vez que, desde o século passado, as embalagens procuravam apresentar designs distintos para se comunicar com o consumidor, por que pouco se evoluiu na inovação do design dessas embalagens? ”. Para isso, a primeira etapa do projeto conta com uma bibliografia acerca do desenvolvimento de embalagens e também de sua definição e contexto histórico, procurando ressaltar sua importância e também seus diversos níveis, assim como a preocupação com a logística, o marketing, entre outros aspectos, com destaque ao seu design, analisando mais precisamente sua linguagem visual. Através de metodologias qualitativas de coleta de dados, como um levantamento iconográfico de embalagens de café e uma análise semiótica dos elementos que compõem a linguagem visual da embalagem de café com o objetivo de desenvolver os possíveis direcionamentos que podem ser tomados no processo de construção da comunicação visual do produto, agregando assim a importância da imagem e da comunicação entre produto e consumidor durante a venda silenciosa.
Referência(s)