Artigo Acesso aberto

PROGRAMAS DE POLICIAMENTO ESCOLAR DESENVOLVIDOS PELA POLÍCIA NORTE-AMERICANA E A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERNACIONAL

2023; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i3.2893

ISSN

2675-6218

Autores

Eliéser Antonio Durante Filho, Valter Ribeiro da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo científico teve como tema central investigar a realidade do policiamento escolar desenvolvido pelas polícias norte-americanas, por meio do programa School Resource Officer (SRO), numa análise comparativa com o programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Assim, a pesquisa descreveu os aspecto evolutivos de ambos os programas, suas características de aplicação e as delimitações do campo de atuação. O estudo permitiu identificar o contexto histórico-social de desenvolvimento do policiamento escolar em ambos os cenários, demonstrando a importância dessa modalidade de policiamento para a segurança das escolas. Adotou-se a abordagem qualitativa para tratar e discutir os dados coletados. A investigação destacou-se por ser do tipo descritiva e caracterizou-se como documental e bibliográfica. A investigação científica constatou que ambos os programas apresentam mais relações de equivalência do que diferenças e que essa aproximação decorre do fato de estarem estruturados na perspectiva de uma polícia comunitária e orientada para a solução de problemas. Essa conformação exige dos profissionais designados para o policiamento comunitário uma atuação multifuncional, de tríplice responsabilidade, para lidar com os desafios típicos das comunidades escolares.

Referência(s)