PROGRAMAS DE POLICIAMENTO ESCOLAR DESENVOLVIDOS PELA POLÍCIA NORTE-AMERICANA E A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERNACIONAL
2023; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v4i3.2893
ISSN2675-6218
AutoresEliéser Antonio Durante Filho, Valter Ribeiro da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo científico teve como tema central investigar a realidade do policiamento escolar desenvolvido pelas polícias norte-americanas, por meio do programa School Resource Officer (SRO), numa análise comparativa com o programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), realizado pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Assim, a pesquisa descreveu os aspecto evolutivos de ambos os programas, suas características de aplicação e as delimitações do campo de atuação. O estudo permitiu identificar o contexto histórico-social de desenvolvimento do policiamento escolar em ambos os cenários, demonstrando a importância dessa modalidade de policiamento para a segurança das escolas. Adotou-se a abordagem qualitativa para tratar e discutir os dados coletados. A investigação destacou-se por ser do tipo descritiva e caracterizou-se como documental e bibliográfica. A investigação científica constatou que ambos os programas apresentam mais relações de equivalência do que diferenças e que essa aproximação decorre do fato de estarem estruturados na perspectiva de uma polícia comunitária e orientada para a solução de problemas. Essa conformação exige dos profissionais designados para o policiamento comunitário uma atuação multifuncional, de tríplice responsabilidade, para lidar com os desafios típicos das comunidades escolares.
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