Artigo Acesso aberto

Treinamento baseado em computador em apoio a segurança da cadeia logística portuária

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv9n3-111

ISSN

2525-8761

Autores

Marcela Tatiana Fernandes Beserra, Mauro Otto de Cavalcanti Mello Filho,

Tópico(s)

Logistics and Infrastructure Analysis

Resumo

A logística tem alta relevância em toda a cadeia de valor criada em torno de um produto. Assim, fazendo parte destas cadeias estão os terminais portuários. O setor portuário brasileiro apresenta-se como o segundo mais importante, após apenas do setor rodoviário, quando analisado o sistema de transporte nacional. Dentro deste contexto, um dos motores essenciais para a prosperidade econômica é o comércio internacional e consequentemente o adequado controle e administração do movimento internacional de mercadorias. Para tanto, mostra-se necessário que as administrações aduaneiras proporcionem maior segurança à cadeia logística global, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, assegurando a arrecadação de impostos, taxas e a facilitação comercial. Atentos a esta realidade, em se tratando do setor portuário, o comércio internacional obrigou o estabelecimento de novas políticas de controle sobre veículos, cargas e pessoas, visando: a proteção da integridade física das instalações portuárias e navios atracados; da saúde e bem estar das pessoas e residentes; assim como, do meio ambiente dos países de destino das embarcações que viajam pelo mundo. Estas políticas culminaram em tratados internacionais sobre segurança portuária, como o da Organização Internacional Marítima (OIM), onde o Brasil é signatário. Estudos apontam que ainda existindo os recursos financeiros, assim como a existência de tecnologia para o cumprimento das exigências do OMI, os planos de segurança portuária somente tem condição de serem executados com eficácia, se for utilizada mão de obra qualificada através de treinamentos específicos. Idealmente profissionais de segurança responsáveis pela a inspeção não intrusiva de veículos, contêineres, cargas e bagagens deveriam receber capacitação profissional em equipamentos reais, contendo diferentes tipos de objetos, incluindo materiais proibidos ou perigosos, aprendendo desta forma a reconhecer as imagens resultantes da inspeção destes objetos. Na prática isto não se mostra plenamente viável, devido as limitações existentes na metodologias tradicionais de treinamento. Por isso, mostra-se relevante o uso de modernas ferramentas computacionais TBC (Treinamento Baseado em Computador), tendo em vista que por simulação computacional é permitido replicar este processo de treinamento, eliminando as restrições das técnicas tradicionais, permitindo uma capacitação efetiva, de alta qualidade, dentro de um curto espaço de tempo e com elevados padrões de confiabilidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX