Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRILOGIA DE TERROR (1968): FOLK HORROR NA TRANSIÇÃO DO RURAL AO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO

2023; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 36; Issue: 78 Linguagem: Português

10.1590/s2178-149420230108

ISSN

2178-1494

Autores

Fábio Raddi Uchôa, Laura Loguercio Cánepa,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir o filme de horror brasileiro Trilogia de terror (1968), que reuniu três dos mais destacados diretores paulistas na época: José Mojica Marins, Ozualdo Candeias e Luís Sérgio Person. Para realizarmos nossa análise, articularemos os conceitos de folk horror (Scovel, 2017) a discussões específicas do cinema brasileiro, particularmente às tensões entre o rural e o urbano (Bernardet, 1980; Tolentino, 2001), para compreendermos aquilo que consideramos como um tensionamento entre tais instâncias em Trilogia de terror – observando-se a liminaridade dos espaços/gêneros cinematográficos, a mescla de referências religiosas, a alegoria política do Brasil e a passagem da ambientação rural para a urbana nos filmes brasileiros do gênero horror.

Referência(s)