
Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2014.v9.1894
ISSN1981-1764
AutoresCésar Augusto Soares da Costa, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,
Tópico(s)Memory, Trauma, and Testimony
ResumoO objetivo deste texto, ao considerarmos o cenário de crise ambiental e civilizatória, é situar a relevância na discussão ambiental da unidade dialética entre sociedade-natureza à luz do referencial materialista histórico-dialético centrado na ontologia do ser social. Compreendemos ser necessário contextualizarmos as transformações que o cenário contemporâneo suscita à educação ambiental crítica. Tal panorama aponta para o crucial debate sobre a sustentabilidade e sobre qual sustentabilidade, fruto de um projeto colonizador europeu fundado na proposta de mercantilização da natureza e, por sua vez, do ser humano. Após fazer estas considerações teóricas e contextuais iniciais, explicitaremos os pressupostos da Educação Ambiental Crítica à luz da ontologia marxiana ambiental, o qual tem em seu horizonte, a finalidade de emancipar o homem visando superar a dissociação sociedade-natureza inerente às relações de expropriação e dominação no marco da sociedade capitalista. Feito este exame, assinalamos a contribuição teórico-metodológica do conceito de práxis e sua pertinência na educação ambiental que defendemos.
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