
Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv9n3-154
ISSN2525-8761
AutoresEleneide Menezes Alves, Roniere dos Santos Fenner, Romildo de Albuquerque Nogueira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.
Referência(s)